Ansiedade noturna e insônia: como aliviar os sintomas dessa dupla?

Ansiedade noturna e insônia: como aliviar os sintomas dessa dupla?

Os fatores que podem levar alguém a desenvolver insônia são vários. O problema é tão real que algumas estimativas apontam para uma taxa de incidência que pode chegar a até 50% da população.

Dentre os diversos fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver essa condição, a ansiedade é bastante abordada – e é sobre isso que quero falar hoje.

O que é ansiedade?

A ansiedade, de maneira geral, nem sempre consiste em um problema – e, para explicar isso, é preciso entender no que ela consiste, em termos fisiológicos.

Trata-se de um sentimento comum e, em dadas condições, importante para o nosso corpo. É a nossa resposta natural a situações de perigo iminente: nosso cérebro libera um hormônio chamado cortisol que, por sua vez, eleva a glicose sanguínea.

Por trás de toda essa química, está um mecanismo de defesa que nosso corpo desenvolveu para a própria sobrevivência e que, ainda hoje, é ativado – em situações bem diferentes, é claro.

Sentir-se ansioso antes de uma entrevista de emprego, por exemplo, ou ao ter que apresentar-se para uma sala cheia de convidados é algo perfeitamente normal. A ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando ela efetivamente começa a prejudicar nosso cotidiano e nossas tarefas mais básicas no dia a dia.

Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são, portanto, a irritabilidade, o sentimento constante de preocupação, as crises – que envolvem hiperventilação, pensamentos incontroláveis de preocupação ou de estar exposto ao perigo, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

Ansiedade e insônia

Seguindo a lista de sintomas do transtorno de ansiedade, a saúde do sono também pode ser fortemente prejudicada. Casos de insônia não são incomuns: desde pacientes que demoram a pegar no sono até aqueles que acordam muito cansados ou despertam muitas vezes ao longo da noite.

Quando não dormimos bem por tempo prolongado, nosso corpo começa a apresentar sinais cada vez mais claros de desequilíbrio. Isso acontece pois o simples ato de dormir é um componente importante para a manutenção do nosso metabolismo e da nossa saúde.

A insônia, então, pode levar ao desequilíbrio hormonal – uma vez que é durante o sono que nosso corpo libera e regula diversos hormônios que influenciam as mais diversas funções metabólicas, como crescimento, humor e regeneração celular.

Não dormir pode, também, prejudicar o sistema gastrointestinal, diminuir a concentração e a disposição e afetar o humor de maneira negativa – por isso a irritabilidade é um fator comum entre insônia e ansiedade.

Aliviando os sintomas

Falar em tratamento para a ansiedade não é algo simples – isso porquê cada caso deve ser avaliado com cuidado. Entender o que desencadeia as crises é de grande importância no tratamento, assim como aprender a manejar os sintomas.

De qualquer forma, existem alguns hábitos que podem ser adotados que tendem a amenizar a ansiedade e podem ajudar a recuperar, com o tempo, a qualidade do sono.

  • Atividades físicas: idealmente pela manhã ou final da tarde, a prática habitual de atividades físicas libera hormônios que ajudam a relaxar à noite.
  • Limitar o consumo de estimulantes: o excesso de bebidas como energéticos, café e chás pretos – que contém cafeína – pode ser um fator que dificulta a manutenção da nossa rotina de sono. O ideal é evitar essas bebidas a partir das 15h.
  • Estabelecer rotinas de preparação para dormir: existem algumas coisas que podemos fazer para sinalizar ao nosso corpo que está na hora de dormir, como evitar comer em demasia à noite, ouvir uma música relaxante, meditar ou ler um livro.
  • Cuidado com redes sociais: alguns celulares já possuem uma funcionalidade que deixa a luz das telas com um tom amarelado. Isso pode ajudar e a explicação é bem simples: a luz azulada da maioria das telas de computador, smartphones e TVs impedem nosso corpo de produzir a melatonina, que é o hormônio que regula o sono.
  • Estabeleça horários: Tende ir dormir sempre no mesmo horário. Lembre-se que nosso corpo gosta de seguir rotinas!

Esses pequenos hábitos podem contribuir para uma melhora significativa dos quadros de ansiedade – especialmente durante os períodos noturnos.

Lembrando que, além disso tudo, é importante buscar uma consulta com um profissional da mente e realizar acompanhamento clínico – com um acompanhamento integrativo você poderá controlar e superar a ansiedade e a insônia de maneira eficiente, garantindo melhor qualidade de vida!

Tags:

Deixe uma resposta