Como lidar com pessoas estressadas?

Em algum momento, todos vivemos na pele os efeitos do estresse e temos nossos episódios de esgotamento e negatividade. O problema é que algumas pessoas vivem constantemente nesse estado, e a irritabilidade, rispidez e reclamação tornam a convivência pesada e incômoda.

Para cultivar uma relação mais leve com alguém ‘esquentadinho’, especialmente se for algum familiar ou colega de trabalho que estão ao seu lado diariamente, seguem algumas dicas práticas:

Respire fundo e tenha calma

Um dos riscos de lidar com alguém estressado é ser tratado com frieza e grosseria. Entenda que não adianta entrar em conflito com alguém que já está desestabilizado emocionalmente, certamente ela só está descontando seus próprios problemas de alguma maneira em você. Se sentir que é necessário, afaste-se e tente conversar em outro momento, tudo bem?

Ofereça ajuda

O estresse é um sintoma de uma vida sobrecarregada, por isso oferecer apoio é uma boa estratégia para melhorar a relação. Mas aguarde um momento oportuno, caso contrário a pessoa em questão pode interpretar esse ato como inferiorização ou incapacidade. Lembrando que a ajuda pode ser uma divisão de tarefas, mas também abraços, escuta e acolhimento.

Substitua as críticas por sugestões

Complementando o tópico anterior, críticas soam como julgamentos, especialmente para alguém que está enfraquecido emocionalmente. Isso pode provocar mais irritabilidade e levar também ao distanciamento. Portanto, aguarde o momento adequado e ao sentir abertura, converse e exponha suas opiniões, sempre de maneira positiva.

Tente mudar o ambiente

Emoções são contagiantes! Se sentir a atmosfera do ambiente pesada, tente colocar uma música, contar uma história engraçada ou feliz, sorrir, conduzir a conversa para um assunto mais ameno…

Mantenha a positividade

Faça esse exercício para não se deixar abalar pelo exterior: tenha o hábito de fazer afirmações positivas mentalmente, agradecer, e separar os seus sentimentos dos sentimentos dos outros. Se afastar da pessoa estressada quando necessário, também é importante para recuperar o seu bem-estar emocional. A terapia também é interessante para lidar com as consequências do convívio com alguém estressado.

A terapia é uma alternativa para todos nessa dinâmica, afinal é uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento. Por meio dela podemos entender as raízes do estresse e outros sentimentos, além de estratégias para amenizá-los, beneficiando a saúde emocional, humor e relações pessoais.

Entre em contato comigo para saber mais, e compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa ler isso!

Tags:

Deixe uma resposta