Como reconhecer uma pessoa narcisista?

O transtorno de personalidade narcisista é identificado, inicialmente, por um senso exagerado de importância. O narcísico manipula e chama atenção para si mesmo, pois isso é uma necessidade. Mas além desse sinal clássico, há outros fatores que podem indicar esse desvio e merecem atenção:

Falta de empatia

Para além da auto importância exagerada, eles se mostram incapazes de compreender ou reconhecer as necessidades e dores do próximo, tampouco sabem medir as consequências de suas ações.

Senso de superioridade elevada

Os portadores do transtorno de personalidade narcisista, acreditam que estão em um nível mais elevado. Assim, menosprezam e escolhem a dedo as pessoas que irão se relacionar, de acordo com os seus interesses.

Não admitem suas falhas

Minimizar os próprios comportamentos e falhas, é algo recorrente nos narcisistas. Arrependimentos e remorsos raramente são observados.

Não demonstram vulnerabilidade

Optam por esconder sentimentos e fragilidades, contribuindo para criação de uma imagem de poder e indiferença.

Dificuldade para se relacionar

Tudo isso contribui para que os relacionamentos interpessoais do narcísico sejam superficiais e/ou abusivos. Aqueles que insistem, ou precisam conviver com essa pessoa por ser uma familiar ou colega de trabalho, podem sofrer diretamente as consequências. Mães ou pais narcísicos, por exemplo, podem causar traumas profundos em seus filhos. Quando são confrontados ou contrariados, apresentam comportamentos explosivos (possuem pouca maturidade emocional para inibir a impulsividade), raiva e até agressividade. Além disso, podem assumir o papel de vítima.

Há tratamento?
A psicoterapia é um dos pilares para o manejo do transtorno de personalidade narcísico, ela pode estimular as emoções e a compreensão das responsabilidades de suas ações. Pessoas que convivem com o narcisista também devem buscar fortalecimento emocional por meio da escuta qualificada. Estou à disposição!

Tags:

Deixe uma resposta