Aprenda a reconhecer os primeiros sintomas da depressão

Pode ser complicado entender se você está passando por um período difícil ou manifestando sintomas de depressão. Eles podem ser confundidos com outros problemas psicológicos, no entanto, é preciso observar quando essa fase ruim dura muito tempo.

Essa é a diferença mais determinante: diante dos problemas, a pessoa saudável fica triste, sofre por um tempo, mas depois continua seu caminho. Já o portador de depressão não consegue virar a página e permanece deprimido.

Você sabia que a depressão é uma doença?
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e incapacitante, caracterizada principalmente pelo estado de tristeza profunda. Sentimentos pesados e negativos, como desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio, culpa excessiva e amargura também são observados.

Sintomas físicos como distúrbios do sono (seja dormir demais ou de menos) e falta de apetite ou compulsão alimentar, também acompanham a depressão. A depressão ainda varia em tipos, intensidade e pode afetar qualquer faixa etária.

As causas da depressão também são diversas: traumas na infância, estresse, luto, consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas, uso de alguns remédios, variações hormonais etc.

Se identificou com os sintomas descritos? Busque ajuda! O diagnóstico poderá ser feito por um profissional, e o tratamento pode resgatar a sua melhor versão, com mais qualidade de vida e bem-estar. O acompanhamento psicológico é um dos pilares no manejo da doença. Conte comigo!