Pode ser complicado entender se você está passando por um período difícil ou manifestando sintomas de depressão. Eles podem ser confundidos com outros problemas psicológicos, no entanto, é preciso observar quando essa fase ruim dura muito tempo.
Essa é a diferença mais determinante: diante dos problemas, a pessoa saudável fica triste, sofre por um tempo, mas depois continua seu caminho. Já o portador de depressão não consegue virar a página e permanece deprimido.
Você sabia que a depressão é uma doença?
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e incapacitante, caracterizada principalmente pelo estado de tristeza profunda. Sentimentos pesados e negativos, como desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio, culpa excessiva e amargura também são observados.
Sintomas físicos como distúrbios do sono (seja dormir demais ou de menos) e falta de apetite ou compulsão alimentar, também acompanham a depressão. A depressão ainda varia em tipos, intensidade e pode afetar qualquer faixa etária.
As causas da depressão também são diversas: traumas na infância, estresse, luto, consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas, uso de alguns remédios, variações hormonais etc.
Se identificou com os sintomas descritos? Busque ajuda! O diagnóstico poderá ser feito por um profissional, e o tratamento pode resgatar a sua melhor versão, com mais qualidade de vida e bem-estar. O acompanhamento psicológico é um dos pilares no manejo da doença. Conte comigo!