Como acolher alguém que vive a dor do luto

A perda de um ente querido é uma experiência difícil, dolorosa e que pode desencadear uma avalanche de sentimentos e sensações. É importante que o luto seja vivido em todos os ambientes, seja profissional, social ou familiar: por isso permite que a perda seja superada com mais tranquilidade. 

Os rituais de despedida vão nos acostumando a viver sem a pessoa amada, portanto, é essencial participar de algum ritual fúnebre – mesmo que simbólico, diante da sua impossibilidade em tempos de pandemia. Estes momentos são cruciais e permitem a organização dos sentimentos e a compreensão da perda. Se conhece alguém que está vivendo o luto, acompanhe-o nestes rituais e demonstre que você está disponível para confortá-lo. 

Já é bem documentada as cinco fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Mas quem está vivenciando o luto não percebe essa divisão. Esteja presente ao lado da pessoa enlutada nos momentos que for possível a você, com empatia, respeito e acolhimento. Essa é a receita perfeita para demonstrar amor àquele que está sofrendo, com a adição de abraços e colo. 

Caso não seja possível o amparo presencial, faça-o de forma virtual, com mensagens e ligações. O tempo do luto é muito particular, mas geralmente o enlutado retoma sua vida de maneira gradativa. Fique atento se notar que a depressão está muito arrastada ou a presença de algum comportamento atípico e, se necessário, oriente a busca de ajuda psicológica. Estamos aqui para isso!

Deixe uma resposta