Normalizem homens precisando de apoio emocional

“Homem não chora” Quem nunca ouviu essa frase? Esse machismo presente em nossa sociedade, que afeta os meninos desde a primeira infância, prejudica que muitas emoções sejam externadas ao longo da vida masculina. O que pode levar à depressão, ansiedade, comportamentos violentos, e vícios como álcool e drogas. É um problema grave que fica ainda mais evidente ao analisar as taxas de suicídio em nosso país, os números são altos no sexo masculino – a média global é de 15 homens para 8 mulheres a cada 100 mil habitantes!

Há uma grande resistência dos homens em buscar ajuda psicológica e conversar sobre os próprios sentimentos, muitos acreditam que esse é um sinal de fraqueza. Ainda soma-se ao fato de que a saúde mental já é cercada de tabus e ainda não é reconhecida no mesmo nível de importância que a saúde física.

Aproveito para deixar a indicação de um documentário interessante disponível no Youtube : “Precisamos falar com os homens – Uma jornada pela igualdade de gênero” que mostra como a igualdade de gênero é uma questão que pode beneficiar a todos, além de apresentar as raizes dos esteriótipos de gênero nocivos e abordagens para sua desconstrução. Vale conferir!

Além de refletir sobre essas questões, é importante que os homens busquem cultivar relacionamentos de amizade e cumplicidade, para além dos românticos, e adotar um estilo de vida saudável, com hobbys e atividades prazerosas que beneficiem a saúde mental. E contem com apoio psicológico profissional. Se abrir para o apoio emocional não altera sua masculinidade, pelo contrário, te faz um homem mais autônomo, seguro, com mais qualidade de vida e bem-estar!

:green_heart:
Tags:

Deixe uma resposta