De volta pra casa: aprendendo a lidar com o vazio de uma vida interrompida

Você já se deu conta de que a sua casa é um espaço de construção de memórias? Não está apenas nos porta retratos, quadros, souvenirs de viagens… mas também em nossos registros mentais, como aquele jantar especial, um filme inesquecível na sala e risadas compartilhadas no quintal.

Assim, quando perdemos um ente querido, pode ser difícil sentir-se bem em casa. Há muitas memórias e o vazio do silêncio que sinaliza que aquela pessoa não está mais presente. Esse estranhamento é esperado e faz parte da elaboração do luto.

Contudo, a nossa casa deve ser sinônimo de paz, um verdadeiro refúgio, muito importante para manutenção da nossa saúde física e mental. Assim, é importante entender quais mudanças devem ser realizadas para resgatar o bem-estar em estar ali.

Para algumas pessoas retirar alguns objetos, mover os móveis, decorar novamente, pode ser importante. Para outras, manter alguns espaços preservados ajuda a manter na memória as lembranças valiosas. E algumas ainda optam por mudar de endereço e recomeçar.

É preciso encontrar a sua forma individualizada de lidar com esse processo, sem esquecer que mais importante que o ambiente é o nosso processo interno e estratégias de enfrentamento do sofrimento que conseguimos construir e acessar. Na terapia você terá um espaço seguro para conversar sobre essa e outras questões que envolvem esse período, com acolhimento e validação da dor. Conte comigo.

Tags: