Estresse pós-traumático: como lidar com o depois

Episódios com grandes danos emocionais podem ter efeitos imediatos, mas também no longo prazo. Como é o caso do transtorno de estresse pós-traumático, em que após meses ou até mesmo anos, podem ter consequências e desdobramentos posteriores prolongados.

Os eventos traumáticos que podem gerar esse distúrbio são os acidentes, perdas trágicas, violência sexual, assaltos, terrorismo, desastres naturais, guerras, relacionamentos abusivos… E pode acometer os protagonistas ou as testemunhas destes episódios, que representaram ameaça à sua vida ou de terceiros.

E muitos não sabem, mas até mesmo o luto não superado também pode causar o conjunto de sintomas físicos, psíquicos e emocionais que caracterizam essa condição!

Como identificar? Fique atento aos pesadelos, estado de alerta constante, aflição, angústia, medo de sair de casa, flashbacks do período traumático, explosões de raiva, dificuldade para dormir, falta de concentração, culpa, solidão…

A melhor maneira de prevenir é realizar o acompanhamento psicológico imediatamente, logo após uma experiência extremamente dolorosa, para que haja acolhimento e minimizar os seus desdobramentos. Como destaquei, o luto também faz parte desse leque, é fundamental a realização de terapia para elaboração da perda sem prejudicar a saúde e desenvolvimento emocional.

O tratamento do estresse pós-traumático também também inclui esse cuidado com a escuta qualificada, para amenizar sintomas, resgatar a qualidade de vida e seguir em frente.