Cuidado paliativo pet: uma visão humanista do fim da vida

Você sabia que nem todo pet que está passando por uma doença terminal ou está em idade avançada precisará de eutanásia? Existe uma alternativa para que o seu animalzinho viva com bem-estar mesmo em seus últimos dias, esticando um pouquinho o nosso tempo com eles sem abrir mão da saúde física e emocional do animal, tratam-se dos cuidados paliativos.

O que são eles? São um conjunto de estratégias para alívio da dor e limitações do animal (como a falta de apetite, por exemplo) para que o bichinho esteja tão ativo quanto possível e a despedida seja realizada no seu tempo. Conta com apoio veterinário em todo o processo, avaliando o estado do animal periodicamente e adotando técnicas para os desafios que surgirem.

Em paralelo, é recomendado que o cuidado paliativo também contemple o tutor, que pode iniciar o acompanhamento psicológico terapêutico para que consiga curtir esse período valioso e elabore essa separação de maneira saudável.

Para o bem do pet e do tutor, os cuidados paliativos devem ser iniciados o quanto antes. Ainda é possível preparar um plano de fim de vida para o pet e ter todo suporte neste momento delicado. Caso você tenha se identificado, entre em contato, vamos ressignificar essa etapa que também pode ser vivida com afeto, acolhimento e conexão.

Tags: