Eutanásia em animais: uma difícil decisão carregada pelo sentimento de culpa

Eutánasia

A eutanásia em animais é muito difícil, pois mesmo que o sofrimento do pet seja intenso, e não haja mais tratamentos que possam ser realizados, ainda é um peso muito grande optar por esse caminho.

Isso ocorre porque o animal doméstico depende de nossos cuidados. Então, sempre há questionamentos: “Eu fiz tudo que podia?” “Testei todos os recursos?” “Foi a melhor opção?” “Qual direito eu tenho de tomar uma decisão dessa magnitude?”

“Eu não quero ser o responsável pela morte do meu pet….” É um desabafo comum. Mas é importante refletir sobre o fato de que não é a eutanásia que encerra a vida do pet, mas sim a doença. A eutanásia é apenas uma forma de aliviar a dor física e emocional do animal.

Essa alternativa mexe com questões filosóficas, emocionais, psicológicas…E trazem sentimentos comuns entre os tutores que passaram por essa experiência. É preciso lembrar que a eutanásia é o último recurso, e foi adotada para garantir o bem-estar e dignidade do pet nos últimos momentos.

É importante realizar acompanhamento psicológico para atenuar essa culpa, além da elaboração do luto em si. Você não está sozinho (a)! Conte comigo.

Tags: