10 sinais de que você está sofrendo abuso emocional

Você sabia que o abuso emocional (ou abuso psicológico) pode acontecer por um longo período de tempo, sem que a vítima se dê conta?

Além disso, o abuso emocional pode ser mais prejudicial que os abusos físicos, já que pode enfraquecer nossas crenças pessoais, prejudicando como nos sentimos e pensamos. E assim, distorcendo a realidade!

Para se libertar do abuso emocional, o primeiro passo é identificá-lo. Seguem 10 sinais clássicos que podem indicar que você está sofrendo esse tipo de violência:

1. Você se sente reduzido. Colocado para baixo com sarcasmo e ironia

Isso pode, gradativamente, ir minando a sua autoconfiança.

2. Você é controlado, dominado. E, por vezes, tratado como uma criança

O abusador pode criar dinâmica de dominação, por ter mais poder em relação a você – seja material, intelectual e emocional, gerando uma dependência.

3. Você é constantemente acusado

O abusador pode te culpar por tudo, inclusive justificando o próprio comportamento violento. “Fiz x coisa porque você me provoca.” “Você mereceu.

4. “O abandono é frequente, usado como um ‘castigo’

Abusadores podem se afastar de repente, tornando-se frios sem explicar o porquê.

5. Codependência

Não há separação entre você e o abusador. Você não sai com outras pessoas, depende dele financeiramente, etc.

6. Nada do que você faz é suficiente

Você tenta agradá-lo para conquistar sua aprovação, mas nunca é suficiente para os padrões do abusador.

7. Comportamento agressivo


O abusador quebra objetos, bate portas, fala alto, dando a entender que o próximo passo será a violência física.

8. Chantagem emocional

“Se você não for, eu vou ficar triste.” “Eu não gosto dessa sua amiga…” Podem ser falas sutis, mas que aos poucos vão anulando suas vontades.

9. Xingamentos

Mesmo que sejam em um momento explosivo e o abusador peça desculpas, essas palavras tão danosas são usadas com frequência.

10. Colocar a sua palavra em cheque

Quando o abusador é confrontado, ele pode manipular a vítima de diversas maneiras: “Você está confusa (o)” “Isso não aconteceu assim.” “Você é louca (o)” Essa manipulação é o chamado ‘Gaslighting’, e é usado pelo abusador para que a vítima duvide da sua própria memória, percepção e sanidade.

Esses sinais acontecem com você? Sempre que precisar busque ajuda de familiares, amigos e também profissional. A psicoterapia é o melhor caminho para curar as feridas de um relacionamento abusivo e fortalecer o seu emocional. Conte comigo!

Tags:

Deixe um comentário