84% dos veterinários se sentem ansiosos, deprimidos ou irritados

Vivemos em uma era onde a saúde mental se tornou um ponto crucial nas discussões sobre bem-estar e qualidade de vida, especialmente nas que envolvem a vida profissional. Recentemente, uma pesquisa inédita realizada pela MSD Saúde Animal ofereceu uma visão impactante sobre a saúde mental dos médicos veterinários no Brasil.

Os resultados dessa pesquisa revelam uma realidade preocupante: 84% dos veterinários relataram sentir-se ansiosos, deprimidos ou irritados. Este levantamento abrangente, conduzido pela Kynetec, ouviu 1.993 veterinários de todas as regiões do país. As conclusões apontam não apenas para desafios emocionais significativos, mas também para a necessidade urgente de ações que melhorem a qualidade de vida e as condições de trabalho desses profissionais.

A psicóloga que orientou a pesquisa compartilha sua visão sobre os resultados. Segundo a especialista, a “fadiga por compaixão” é uma condição que aflige muitos veterinários, caracterizada por uma preocupação constante com o sofrimento dos outros, compartilhando sintomas semelhantes ao burnout.

Essa condição não se limita à área veterinária, afetando também profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, assim como outros que lidam com situações difíceis no cotidiano.

Quais os maiores desafios?

A pesquisa destaca que 74% dos participantes consideram a necessidade de realizar a eutanásia como um dos momentos mais difíceis da profissão, além dos níveis elevados de estresse e a sobrecarga de trabalho enfrentando expedientes nos finais de semana, feriados ou à noite.

Como lidar com essas demandas emocionais?

Mesmo que os participantes acreditem que o tratamento voltado para a saúde mental é benéfico, apenas 32% deles buscam sessões de psicoterapia, enquanto 40% expressaram o desejo de iniciar um tratamento nos últimos 12 meses, mas encontraram obstáculos. Surpreendentemente, 77% não têm acesso a programas de assistência aos funcionários em seus locais de trabalho.

As faculdades de medicina veterinária também podem estar falhando ao não oferecer disciplinas que abordem o processo de luto, o preparo para a perda de pacientes e a comunicação de más notícias.

Este é um chamado à reflexão sobre a importância de cuidar daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado dos nossos animais de estimação. Vamos juntos construir uma comunidade que apoie ativamente a saúde mental dos veterinários, garantindo que eles também recebam o cuidado que merecem!

Tags:

Deixe uma resposta