Nem sempre comportamentos suicidas tem ligação com depressão

Quais as causas do suicídio? De maneira geral, atribui-se o suicídio à depressão, mas ele não é a única causa. Aliás, nem todas as pessoas que cometem suicídio são clinicamente deprimidas. 

Além do estado depressivo, é importante analisar o ambiente familiar, alguns comportamentos prejudiciais e tóxicos da família podem se repetir, e ao lidar com adversidades da vida, isso se torna um problema. Por isso é tão importante acompanhamento psicológico em caso de suicídio na família ou pessoas muito próximas. 

Outro fator importante, são os grupos que apresentam maior vulnerabilidade. Há um risco mais elevado na comunidade LGBTQIA+ e em aqueles que vivem um relacionamento abusivo, especialmente mulheres. Ambos podem sofrer diariamente ataques à sua existência (violências físicas e psicológicas), o que aumenta o sentimento de inadequação e abandono.

Há ainda outros pontos como bullying, episódios traumáticos, luto, transtornos psicológicos… É importante entender que o suicídio é resultado de uma soma, ele é multifatorial. Não existe um único motivo que leva ao sofrimento e à morte.

Cabe a nós, estarmos atentos e oferecer, ou buscar, ajuda se necessário!

Mudanças bruscas no comportamento, isolamento, falta de motivação e sentido na vida, são sinais de alerta. O acompanhamento profissional é primordial para entender que é possível amenizar o sofrimento, através do acolhimento e validação dos seus sentimentos e resgatar a esperança, autoestima e sentido da vida.

Tags:

Deixe uma resposta