Talvez esta seja uma das fases mais difíceis da vida: o luto. Isso porque mesmo sabendo que todos nós um dia partiremos, nunca estamos realmente preparados para lidar com uma perda, aceitando-a e superando-a totalmente.
Esse processo de digestão é necessário, onde os sentimentos e emoções se acomodam em nosso interior, se adaptando à nova realidade de viver sem um ou mais entes queridos.
Não ter mais aquela pessoa ao nosso redor causa uma dor tão grande, que esta pode se manifestar de muitas formas: raiva, inconformidade, tristeza, desalento, e esses sentimentos variam com o passar do tempo.
É, lidar com o luto não é nada fácil, mas há maneiras de amenizar aquela saudade e melhorar a saúde emocional. Algumas sugestões para superar esse momento são:
Lembre-se dos bons momentos
Mesmo a pessoa não estando mais fisicamente ao seu lado, de alguma forma, ela permanece viva – pertinho, aí dentro de você. Evocar lembranças gostosas, conversas, brincadeiras, passeios e outros bons momentos, são uma forma de amenizar a saudade de quem se foi.
Converse com amigos e familiares
De fato, conversar com outras pessoas que você também ama alivia muitas dores que vem, emocionalmente, do coração. Compartilhar os sentimentos com amigos e familiares de confiança ajuda a lidar com o momento e alivia as angústias trazidas pela dor da perda.
Não há problema em sentir saudade
Algumas pessoas se julgam por sentirem falta ou saudade de alguém, pensando que o falecido não gostaria de presenciá-lo chorando ou sofrendo pela sua ausência. Com isso, acabam encarando as fases do luto como um sinal de fraqueza ou, até mesmo, de falta de amor para com quem partiu.
É preciso entender que o processo de superação da dor nos faz sofrer – e está tudo bem. Sem passar pelas fases do luto, dificilmente você conseguirá aceitar a falta de alguém que você ama com naturalidade.
Busque um profissional
Sessões de terapia são especialmente importantes, num período tão sensível quanto esse, uma vez que o psicólogo te ajuda a conduzir e reorganizar seus pensamentos e sentimentos.
Se você está passando por um luto e sente que precisa de apoio especializado, saiba que estou aqui para te ajudar! Não podemos negar a dor da perda, é preciso acolhimento, a fim de transformar esse processo em fortalecimento pessoal.
A ida de um ente querido é inevitável, mas talvez pensar que a missão daquela pessoa foi cumprida, nesta Terra, nos ajude a acalentar o coração e a brotar gratidão por todos os momentos vividos.
Honrar a existência de alguém que partiu é amá-la para todo o sempre.