Como lidar com o desânimo no trabalho?

Se você chegou até esse artigo, saiba que não está sozinho, pois esse sentimento infelizmente é bastante comum no campo do trabalho.

Por diversas circunstâncias, o desânimo pode impactar no cotidiano de forma bastante negativa. Crises financeiras, pouco incentivo e dúvidas quanto à carreira afetam as tomadas de decisão e reações, acarretando na baixa produtividade e tristeza.

Entretanto, questões envolvendo a saúde mental também podem estar por trás desse desânimo, por isso, é necessário prestar atenção aos sinais e buscar o auxílio de um profissional de confiança!

No campo psicológico, muitas podem ser as alterações, tais como ansiedade e depressão – transtornos cada vez mais frequentes nos dias de hoje.

Nos casos que envolvem o desagrado para com a área de trabalho ou formação, uma boa opção de tratamento seria a Terapia Cognitivo Comportamental, visando principalmente mudanças em torno de crenças, potencialidades e auto valorização.

Essa terapia ajuda o paciente a despertar um olhar diferente para a situação em que vive, uma vez que estes exercícios compreendem ações fundamentais nas conquistas durante o tratamento terapêutico. 

A estratégia psicológica nessas terapias se apoia em duas técnicas:

  • A primeira consiste na “Reprogramação Mental”, onde o psicólogo e o paciente identificam falas automáticas, a fim de reduzi-las e compreender a origem deste desânimo.
  • A segunda é denominada clínica de “Espelho” e envolve o reconhecimento das potencialidades, qualidades e competências, promovendo uma auto análise mais positiva e realista.

Ambas as técnicas produzem mudanças comportamentais notáveis, mas vale ressaltar que só serão eficazes se o paciente ressignificar situações e tiver responsabilidade e comprometimento com tais mudanças – do contrário, continuará com o mesmo desânimo.

Não é possível falarmos sobre o tempo de tratamento, uma vez que é algo muito individualizado, porém é recomendado uma sessão semanal, para que o paciente possa ser orientado e acompanhado mais de perto e para que ele possa ir aplicando os aprendizados em sua rotina, vivendo um dia de cada vez, sem pressa.

Mas uma coisa é certa: o tratamento deve ser contínuo e, uma vez interrompido pela metade, a chance de novas crises acontecerem é bem grande. O auxílio profissional é fundamental para essa mudança de vida, e essencial para que você possa expressar seus sentimentos e realinhar pensamentos.

Que tal irmos juntos nessa nova jornada rumo ao autoconhecimento e bem-estar? O cuidado com a saúde física e mental deve ser sua prioridade. Conte comigo neste processo!

Tags: