Como praticar o autoconhecimento pela meditação

A pandemia e o isolamento social nos trouxeram a introspecção, a solidão e uma série de outros sentimentos. E ao olhar para dentro, nos deparamos com a necessidade da busca de métodos para o autocuidado e equilíbrio emocional. Nunca houve tanto interesse pela prática da meditação, por exemplo, que segundo dados do Google aumentou 4.000% em 2020!

Mas, primeiro, vamos entender: o que é a meditação?
A meditação é um exercício, uma técnica milenar, que atua na conexão do corpo e da mente. Por isso traz diversos benefícios, como o bem-estar emocional e físico por meio de um mergulho em si mesmo. Seguem alguns ganhos comprovados da prática:

Redução do estresse
A meditação minimiza os efeitos desse estado, como a melhora da qualidade do sono e diminuição da pressão arterial.

Combate a ansiedade
A meditação auxilia na atenção plena, nos mantendo no presente.

Aumento de atenção
A prática meditativa pode modificar padrões cerebrais que levam a preocupações, divagações e perda de foco.

Como começar a meditar?
A melhor parte da meditação é que ela pode ser realizada em qualquer hora e lugar! Apenas aconselho que seja em um ambiente silencioso e com mínimas distrações, se necessário avise seus familiares e pessoas que vivem com você que esse é um momento só seu.

Depois estipule um horário para a prática. Inicie com períodos curtos, de 3 a 5 minutos. Para diminuir a ansiedade, você pode colocar o seu alarme para despertar após esse tempo.

Durante o processo, não alimente cobranças e julgamentos. É normal que os pensamentos cheguem, a dica é que você não se aprofunde em nenhum deles.

Se você tem dificuldade em meditar sozinho, ou apenas quer experimentar outra modalidade, tente a meditação guiada. Ela costuma ser conduzida pessoalmente ou por aplicativos, e são utilizados sons e instruções verbais.
Te convido a conhecer o meu canal de meditação guiada no Spotify, o VibeZenCast, lá são disponibilizados episódios com os mais diversos temas, mas sempre visando o equilíbrio e autoconhecimento.

A meditação é uma ferramenta para o mergulho em si mesmo, pois passamos a ser um espectador dos nossos próprios pensamentos e emoções. Assim, torna-se mais fácil identificá-los e desenvolver reflexões sobre nossa existência.

Quando realizada em conjunto com uma escuta qualificada por meio da terapia, irá ampliar e desenvolver ainda mais essas questões, levando à cura e auto entendimento emocional. Experimente!

Tags:

Deixe uma resposta