O medo do desemprego impactou seu emocional durante a pandemia?

Estar desempregado pode não trazer apenas prejuízos financeiros, o trabalho faz parte da identidade do indivíduo e somado a todas as outras perdas da pandemia, pode afetar muito a saúde mental. “Em tempos tão difíceis, como eu vou conquistar uma vaga?” Esse é o pensamento de muitos. O isolamento social e instabilidade econômica mundial geram ansiedade e sofrimento, e podem minar a autoestima de alguém que busca recolocação profissional. Além disso, quem perdeu sua fonte de renda e está com dificuldades para conseguir outro emprego pode também apresentar receio em perder suas capacidades ou não conseguir adaptar-se. A cobrança em relação aos homens é ainda maior, mesmo com tantas mudanças culturais esse gênero ainda carrega o peso de serem os provedores da casa. A idade também é um fator que pode causar dificuldades, em ambos os gêneros.

Todas essas questões podem gerar culpa, estresse, ansiedade, e resultar em quadros de depressão e outros distúrbios emocionais. Para lidar com esses sentimentos é importante buscar apoio de amigos e familiares, mas também dentro de si a resiliência ao encarar esse período como mais uma etapa de superação e aprendizado. Tudo mudou com a pandemia e cabe a nós a adaptação, é momento de reinventar-se.

Para sair da crise, é importante organizar suas finanças, se possível realizar cursos online – há muito conteúdo gratuito ou em sites como o Udemy, com diversas opções de valores, reveja suas competências, atualize o seu currículo e o mais importante, exerça o autoconhecimento. Pare e reflita: certamente há muitas coisas que você gosta de fazer, busque outros caminhos, ouse sonhar! E se possível, busque apoio psicológico para lidar com esse tempo de tantas transformações, externas e internas.

:green_heart:
Tags: